Histórico

O Instituto Histórico de São Leopoldo é uma associação cultural, sem fins lucrativos, fundado e instalado em 25 de julho de 1975, com sede e foro na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul.

Pelos idos de 1972, quando a direção do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, instituição privada fundada em 1959, planejava sua nova sede, houve referência a uma sala destinada a um futuro Instituto Histórico. Telmo Lauro Müller e Germano Oscar Moehlecke, então integrantes da diretoria do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, integraram à época a Comissão Estadual das Comemorações do Sesquicentenário da Imigração Alemã. Isso contribuiu para a formatação do Simpósio de História da Imigração e Colonização Alemãs, que viria a ser realizado em São Leopoldo entre os dias 12 e 15 de setembro de 1974. Diante dos resultados e desafios do evento, o grupo responsável decidiu por sua realização a cada dois anos. Assim, a semente para a formação do Instituto Histórico de São Leopoldo estava lançada.

Pe. Arthur Rabuske, um dos entusiastas da ideia, em encontros de estudos no Museu Histórico, e em conversas com o então diretor Telmo Lauro Müller, ajudou a dar forma à entidade. A iniciativa teve a adesão imediata de Germano Oscar Moehlecke, Klaus Becker e Carlos de Souza Moraes.

A partir de então, a autointitulada “comissão organizadora” realizou uma série de reuniões com vistas, entre outros, à elaboração do Estatuto, à definição dos patronos das cadeiras inicialmente previstas e das indicações de nomes para sócios efetivos. A instalação do Instituto Histórico de São Leopoldo ocorreu nas dependências da Biblioteca Pública Municipal do município em 25 de julho de 1975. Neste dia, foi realizada a Assembleia Geral de fundação, com os nomes indicados para compor o grupo de sócios efetivos, inicialmente em número de 20, tendo sido ampliado mais tarde para 30.

O Instituto Histórico manteve suas reuniões na Biblioteca Pública Municipal de São Leopoldo até a transferência das suas atividades para o prédio do Museu, tão logo a primeira etapa da construção havia sido inaugurada.